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Acesso Remoto Com Prazo de Validade

Atualizado: 20 de fev. de 2024


Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre isso, não importa o seu grau de conhecimento técnico, mas sim, o acesso remoto que você faz às imagens das suas câmeras (o acesso que se faz de qualquer lugar) tem um prazo de validade. E essa limitação vale para qualquer tipo de dispositivo que utilize acesso pela internet, e não somente câmeras e DVRs.


Muitas pessoas pensam que ao comprarem um DVR, câmera, ou qualquer outro dispositivo que tenha acesso pela internet, o acesso do dispositivo deve funcionar enquanto o dispositivo estiver funcionando. Mas como diz o ditado popular: "não é bem assim que a banda toca". Infelizmente nenhum dispositivo de acesso, independente da marca, ficará acessível de forma indefinida. Todo dispositivo um dia para de funcionar o acesso. E neste artigo, você vai não somente entender o porquê de existir esse prazo de validade quanto ao acesso desses dispositivos, mas também vai aprender de forma bastante clara e simples como o acesso às imagens das suas câmeras funciona (caso você não saiba, claro). Então, é muito importante que você leia com atenção todo o conteúdo dessa matéria.


Observações Importantes:

1. Para a facilidade de entendimento, neste artigo vamos levar em consideração os produtos da Anko, mas as informações são válidas para dispositivos de qualquer marca;

2. Embora seja um assunto relativo a qualquer dispositivo de acesso, não somente a câmeras e DVRs, vamos neste artigo levar em consideração DVRs, para ficar mais prático;

3. Embora os acessos a tais dispositivos possam ser feitos tanto por celulares quanto por computadores, vamos neste artigo levar em consideração somente o acesso pelo celular, para que não fique confuso ao leitor.


Acesso Nos DVRs e Câmeras - Um Pouco de Teoria


Para que você possa entender o motivo pelo qual os dispositivos de acesso possuem um prazo de validade quanto ao acesso, é necessário antes entender como funciona esse acesso.

Nesta parte do artigo vamos mostrar de forma clara e simples como o acesso às imagens das suas câmeras funciona. Caso você saiba como o acesso funciona, poderá pular esse conteúdo.

Os acessos às imagens das câmeras são divididos entre "Acesso Local", e "Acesso Remoto".


Acesso Local

O acesso local, é quando você está no local onde suas câmeras e seu DVR estão instalados, com o seu celular ou computador conectado ao mesmo roteador onde o DVR estiver conectado.

Neste tipo de acesso, não precisa haver internet no local onde o DVR estiver instalado, pois as imagens saem do DVR, passam pelo roteador, e são enviadas diretamente para o celular conectado ao roteador através do wi-fi:


Figura 01


Na imagem acima de exemplo, nós temos quatro câmeras IP conectadas ao roteador por WI-FI, temos um DVR conectado ao roteador por cabo, um monitor conectado diretamente ao DVR por cabo VGA ou HDMI, e um celular, que está recebendo as imagens das câmeras diretamente pelo WI-FI do roteador. De forma simplificada, o acesso poderia ser descrito assim (onde a seta verde representa a imagem sendo enviada do DVR para o aplicativo no celular, passando pelo roteador, sem a necessidade de internet):

Figura 02

Neste caso, quando você toca no botão do aplicativo no celular para exibir as imagens das câmeras, o aplicativo envia a requisição diretamente para o DVR através do roteador.

A requisição no caso, além do pedido de exibição das imagens, segue com as credenciais de acesso também (usuário e senha do DVR).

De forma simplificada, o pedido poderia ser descrito assim:

Pedido: Exibir imagens em tempo real

Usuário: admin

Senha: 123456


Na imagem abaixo, o pedido está sendo representado pelas setas azuis:

Figura 03

Se estiver tudo ok com o pedido, o DVR começa a enviar as imagens para o aplicativo no celular. É o que estamos representando na figura 02 acima, onde as imagens são as setas verdes.

Caso contrário, se houver algum problema com o pedido, como senha ou usuário errado, por exemplo, o DVR envia uma mensagem de erro para o aplicativo. Na imagem abaixo, a mensagem de erro está sendo representada pelas setas vermelhas:

Figura 04

E aí, é exibida na tela do aplicativo a mensagem de erro.

Se for senha ou usuário errado, ele vai informar "Senha ou usuário inválidos", por exemplo. Claro que o conteúdo da mensagem vai depender da marca do produto.


Como pode ver pelas imagens de exemplo, todo o processo em um acesso local é feito diretamente entre o celular, o roteador, e o DVR. Nada é feito pela internet. Por isso não precisa de internet para que o acesso local funcione.


Acesso Remoto

O acesso remoto, basicamente é quando você faz o acesso às imagens das suas câmeras pela internet, utilizando outra conexão de internet que não seja a internet do roteador onde o DVR e/ou câmeras estiverem conectados.

Neste caso, você pode estar em qualquer lugar (seja em outra cidade, em outro estado, ou em outro país), mas você pode também estar no mesmo local onde estiver o DVR e/ou as câmeras, só que com o celular conectado à internet por outra rede. Quando você faz o acesso às imagens das suas câmeras pelo celular utilizando a conexão de internet da sua operadora de telefonia móvel (conexão via dados móveis, também conhecida como 4G), mesmo que você esteja no mesmo local onde está instalado o seu DVR e/ou suas câmeras, você está fazendo um acesso remoto.


E como o acesso remoto é feito pela internet, diferente do acesso local, é necessário que o DVR e/ou as câmeras estejam conectados à internet, pois as imagens precisam serem enviadas para um servidor na internet, que nós chamamos de servidor P2P, para depois serem enviadas para o aplicativo no celular, onde quer que o celular esteja:


Figura 05

De forma simplificada, o acesso pode ser representado assim (onde as setas verdes representam as imagens sendo enviadas pela internet e pelo servidor P2P para o celular onde quer que ele esteja):

Figura06

Neste caso, quando você quer ver as imagens das suas câmeras, a requisição é feita da mesma forma que vimos no acesso local. É enviado o pedido junto com as credenciais.

Só que ao invés de o aplicativo no celular enviar a requisição diretamente para o DVR pelo roteador, como no acesso local, ele precisa enviar a requisição para o servidor P2P, e o servidor P2P envia a requisição pela internet para o DVR através do roteador.

Na imagem abaixo, a requisição é representada pelas setas azuis:

Figura 07

Da mesma forma que vimos no acesso local, se estiver tudo ok com a requisição, o DVR começa a enviar as imagens pela internet para o servidor, e o servidor envia elas para o aplicativo no celular. É o que vimos na figura 06, com as imagens sendo representadas pelas setas verdes. Mas se houver algum problema com a requisição, como senha ou usuário errado, por exemplo, o DVR envia a mensagem de erro para o servidor pela internet, e o servidor encaminha ela para o aplicativo no celular. Na imagem abaixo a mensagem de erro é representada pelas setas vermelhas:

Figura 08

Como pode ver, no acesso remoto tudo é feito pela internet e com a ajuda do servidor P2P.

Então, para que o acesso remoto funcione, é necessário que cada um desses pontos esteja 100%: é necessário que o DVR e/ou as câmeras estejam conectados a um roteador ou modem, que o roteador esteja conectado à internet, que o celular esteja conectado à internet, seja por dados móveis ou por outro wifi, e que exista um servidor P2P conectando o celular ao DVR e/ou às câmeras.


Vale salientar que antigamente não existia servidor P2P para conectar o celular ou computador ao DVR ou câmera pela internet.

Quando a pessoa queria acessar as imagens das câmeras remotamente pela internet, precisava fazer uma configuração extra na rede onde o DVR ou câmera estivesse instalado.

Esse tipo de procedimento é bastante trabalhoso, e hoje em dia, em alguns casos, nem ao menos é possível de ser feito. Por isso os fabricantes dos DVRs e câmeras desenvolveram o servidor P2P, para facilitar a vida do usuário.

Com o servidor P2P, tudo o que a pessoa precisa fazer é conectar o DVR ou câmera à internet, e pronto! Já consegue acessar as imagens de qualquer lugar sem qualquer dificuldade!


Validade de Acesso - Um Problema Desconhecido


Muitas pessoas sabem que cada fabricante de DVR, câmera, ou de qualquer outro dispositivo de acesso, tem um servidor de acesso na internet, que como vimos, chamamos de servidor P2P, e é responsável pelo envio das imagens (ou das informações, quando se trata de dispositivos de controle, por exemplo) para o celular ou computador não importa onde o celular ou o computador esteja. E muitas pessoas devem imaginar também que existem custos para se manter esse servidor funcionando.


Existem custos sim. E não são custos apenas para manter o servidor em si funcionando, mas custos para se manter cada dispositivo acessível.

Cada câmera, cada DVR, ou outro dispositivo qualquer que estiver conectado ao servidor do fabricante e acessível, gera custo para o fabricante. E esse custo existe enquanto o dispositivo estiver conectado e acessível.

Se você acessasse as imagens das suas câmeras por 3 anos, por exemplo, seriam 3 anos que o fabricante teria que custear o acesso.

Na teoria, o fabricante só deixaria de ter gastos com o produto quando ele parasse de funcionar. Mas embora muitas pessoas pensem que é dessa que forma que o acesso funciona, na prática não é bem assim.


Como o fabricante tem gastos para manter cada dispositivo acessível, e como esses gastos são acumulados ao longo dos anos, quanto mais tempo cada dispositivo ficar conectado, mais caro cada dispositivo fica para o fabricante.

Então, se o fabricante permitisse que o dispositivo ficasse conectado por tempo indeterminado, dependendo de quantos anos o dispositivo ficasse conectado e acessível, o fabricante poderia ter prejuízo com ele, pois poderia gastar com o acesso do dispositivo todo o valor que ele obteve com a venda dele.

E é por isso que o acesso dos dispositivos tem prazo de validade. Os fabricantes precisam limitar o período de tempo que cada dispositivo pode ficar conectado e acessível para não terem prejuízo.

E isso acontece com dispositivos de qualquer marca.


Claro que cada fabricante tem o seu modo de definir o período de uso do acesso, e geralmente, o acesso de produtos com maior valor de mercado agregado dura mais tempo do que produtos com menor valor de mercado. Mas no geral, todo dispositivo vai perder o acesso um dia.


No caso da Anko, que estamos colocando como exemplo neste artigo, muitas pessoas pensam que os DVRs e câmeras estão perdendo o acesso porque a empresa fechou. Mas este não é o motivo para que os produtos da Anko estejam perdendo o acesso.

A Anko, como muitas outras empresas no Brasil, era apenas uma importadora de produtos de fabricantes Chineses. Eles chegaram a trabalhar no desenvolvimento de um circuito para ser adicionado em um projeto de DVR veicular, mas acabou não indo a frente, e no geral, eles não fabricavam nenhum dos produtos que vendiam. Nós temos muito isso aqui no país: empresas que são apenas revendedoras de produtos, mas que são tratadas como fabricantes. Um exemplo de empresa assim, que não é brasileira, mas vende produtos aqui, é a Motorola. Muitas pessoas pensam que a Motorola fabrica DVRs, mas na verdade, embora ela fabrique dispositivos eletrônicos, até o momento de escrita deste artigo, ela apenas revende DVRs e câmeras de um fabricante Chinês chamado TVT.

Outra empresa que revendia produtos da TVT era a Tecvoz (DVRs da linha TW-P, como o TW-P3008, por exemplo). Mas não são as únicas. Existem muitas empresas no Brasil que dizem fabricar DVRs e câmeras, mas que embora tenham servidores e até sistemas personalizados delas mesmas, na verdade apenas revende produtos. Então, como a Anko somente importava os produtos da China, os servidores utilizados pelos produtos que ela vendia eram e são mantidos pelos fabricantes dos produtos. E neste caso, estamos citando fabricantes porque a Anko revendia produtos de mais de um fabricante. Por isso, o fato de ela ter fechado, não prejudicou em nada o funcionamento dos servidores. O que está acontecendo com os produtos da Anko, como vimos, é o que acontece com os produtos de qualquer marca, ou seja, o prazo de acesso deles está vencendo.


Recuperando Acesso Vencido


Antes de iniciarmos essa seção, vale salientar que nem sempre que um DVR ou câmera não funciona o acesso remoto, é porque o prazo de uso do acesso dele venceu.

Como vimos no decorrer desse artigo, para que o acesso remoto funcione em um DVR ou câmera, é necessário que o dispositivo esteja conectado à internet.

Então, antes de chegar à conclusão de que o acesso do seu DVR ou câmera de qualquer marca venceu, primeiro certifique-se de que ele esteja conectado à internet.

E caso constate que o prazo de uso do acesso do seu dispositivo venceu, não se preocupe, pois sendo da Anko ou de algumas outras marcas, é possível sim recuperar o acesso, como veremos a seguir.


No caso da Anko do Brasil, como citamos antes, eles vendiam produtos de fabricantes chineses. E em se tratando de DVRs, HVRs, XVRs, e NVRs, eles venderam produtos de 3 fabricantes diferentes. Por isso, existem 3 plataformas diferentes entre os produtos deles.


A primeira plataforma tem como principal aplicativo o Smart Meye:

Figura 09


Os DVRs e câmeras dessa plataforma, infelizmente, perderam quase que todos o acesso remoto. Poucos dos últimos DVRs dessa plataforma vendidos pela Anko ainda estão funcionando o acesso remoto. A grande maioria já parou.


A segunda plataforma tem como principal aplicativo o Camviews:

Figura 10

Os DVRs e câmeras dessa plataforma, também praticamente todos já perderam o acesso remoto.


A terceira plataforma tem como principal aplicativo o Xmeye:

Figura 11


A quantidade de DVRs vendidos pela Anko dessa plataforma foi muito pequena.

E embora os DVRs dessa plataforma revendidos por outras empresas já tenham perdido o acesso remoto, os que a Anko revendeu ainda continuam funcionando o acesso remoto normalmente (pelo menos até o momento de escrita deste artigo).


Então, em se tratando de produtos da Anko, como citamos antes, nós temos pelo menos duas plataformas que infelizmente passam pelo problema da perda do acesso remoto, que são a plataforma do aplicativo Smart Meye, e a plataforma do aplicativo Camviews.

Dessas duas plataformas, apenas os produtos que utilizam o aplicativo Camviews podem ter o acesso remoto recuperado diretamente no servidor de acesso do fabricante. E isso é feito através de um plano de acesso disponibilizado pela empresa que cuida dos servidores utilizados pelos produtos dessa plataforma.

Essa empresa disponibiliza um plano de acesso de 1 ano por apenas $4.90. Onde você paga $4.90 uma única vez, o DVR ou câmera se conecta novamente ao servidor, e o acesso remoto volta a funcionar. O acesso então funciona por 1 ano inteiro sem você precisar pagar mais nada por isso, e depois de 1 ano de uso, você pode renovar, se quiser.

É tudo muito simples e fácil! Você não precisa configurar nada no DVR ou na câmera, e não precisa efetuar qualquer procedimento extra. Como é feito pela própria empresa que cuida do servidor, tudo é feito remotamente, lá no servidor de acesso.

E vale salientar que embora estejamos citando a Anko como exemplo, existem outras empresas que permitem também esse tipo de recuperação do acesso pelo servidor.

E isso é muito bacana, pois dependendo da marca do produto, quando vence o prazo de uso do acesso, a pessoa precisa descartar o dispositivo e comprar um novo. E fazendo o plano de acesso, além da economia que você pode ter por não precisar comprar um dispositivo novo, que com certeza seria muito mais caro, você acaba contribuindo também com o meio ambiente, pois quanto mais tempo você manter o seu dispositivo em uso, mais tempo vai demorar para ele se tornar lixo.


Desde que a empresa começou a disponibilizar essa oportunidade de recuperação do acesso, nós já fizemos mais de 1.000 planos, e todos os DVRs feitos estão com o acesso remoto funcionando normalmente. Muitos deles inclusive já foram renovados.


E se você tiver interesse em fazer o plano, ou já fez o plano e precisa renovar, ou quer saber mais sobre isso, poderá entrar em contato com o suporte técnico. O número é esse: (24) 2040-3061.


O atendimento é feito pelo Whatsapp.


Caso esteja acessando esta página por um celular com Whatsapp, ou por um computador com o Whatsapp Web, você pode enviar mensagem diretamente para o Whatsapp do suporte clicando ou tocando aqui.


Espero que este artigo tenha sido útil! Um grande abraço, e Deus lhe abençoe!




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