Neste post vou falar sobre conflito de IP, um problema que acontece com DVRs, XVRs, HVRs, NVRs, Câmeras IP, e dispositivos similares, e que pode fazer com que o acesso às imagens das câmeras pare de funcionar.
Nós veremos o que é o conflito de IP, como resolver este problema quando acontece, e vamos ver também como evitar que ele aconteça. Pois como diz o ditado "melhor prevenir do que remediar".
Este tutorial está disponível em vídeo também, no Youtube:
Antes de prosseguirmos, aqui estão algumas observações importantes:
Embora as informações aqui sejam compatíveis com DVRs, HVRs, XVRs, NVRs, câmeras IP, e outros dispositivos similares, eu vou estar citando apenas DVR para ficar mais prático. Mas, independente de qual seja o seu dispositivo, você pode acompanhar esse tutorial tranquilamente;
Para ficar ainda mais prático, neste tutorial eu vou citar o DVR da Megaace, o modelo que utiliza o aplicativo Danale. Mas as informações são compatíveis com qualquer dispositivo, como citado no item anterior.
Vou citar o uso de roteadores, mas as informações valem para qualquer outro dispositivo de gerenciamento de conexão.
Porque Ocorre o Conflito de IP?
Bom, como citado no início deste post, o conflito de IP é um problema que pode acontecer com qualquer dispositivo de rede, e quando acontece com DVRs, câmeras IP, e dispositivos similares, pode fazer com que o acesso às imagens das câmeras pare de funcionar.
E se você está lendo este post, é porque ou está enfrendo este poblema, e deseja saber como resolver, ou já enfretou e quer saber mais detalhes sobre o problema para o caso de acontecer novamente, ou você nunca teve este tipo de problema no seu dispositivo, mas deseja saber o que é para saber como agir quando acontecer, ou mesmo saber como evitar que aconteça.
Bom, e aprimeira coisa que precisa saber é que cada dispositivo na sua casa conectado ao seu roteador possui um endereço único que nós chamamos de endereço IP.
É mais ou menos como o número que cada casa tem na sua rua.
E esse endereço pode ser liberado automaticamente pelo próprio roteador, assim que o dispositivo se conecta nele, ou pode ser definido manualmente
por você.
Nos DVRs, câmeras, e dispositivos similares, você encontra o endereço IP nas configurações de rede.
Figura 01 - Endereço de IP em DVR da Megaace
E o que determina se o endereço será definido por você ou pelo roteador é a opção "DHCP", que no DVR de exemplo acima, está como "Ativar DHCP".
E com a opção DHCP ativada (no DVR acima de exemplo, a opção DHCP está ativada quando a caixa "Ativar DHCP" está marcada), o endereço é definido pelo roteador, e com a opção DHCP desativada, o endereço é definido por você.
Quando você desativa a opção DHCP (como pode ver pela imagem abaixo, no DVR de exmplo a opção fica desativada quando você desmarca a caixa "Ativar DHCP"), os campos ficam editáveis para que você possa digitar manualmente as informações.
Figura 02 - Editando o Endereço de IP
Neste caso, quando é você que edita as informações e a opção DHCP fica desativada, salvando as alterações, o roteador não tem qualquer influência sobre elas. E elas só serão alteradas se você entrar nas configurações de rede e alterar elas manualmente.
O DVR que estou usando como exemplo é da Megaace, que utiliza o aplicativo Danale. Mas, independente da marca do seu dispositivo, ou mesmo que seja uma câmera IP, as opções serão parecidas, mudando apenas alguns detalhes.
E quando é você que altera o endereço de IP do dispositivo, damos a essa definição de endereço o nome de "IP fixo", justamente porque ele fica fixo, sem alteração ao longo do tempo em que o dispositivo estiver conectado ao roteador.
Por outro lado, quando a opção DHCP está ativada (como mostrado na figura 01), os campos ficam inativos, e se você clicar nos campos, não exibe o teclado para digitar informações.
Isso acontece porque todas as informações do endereço IP aqui são definidas pelo roteador, e você não pode alterar elas.
Neste caso, o roteador inclusive poderá mudar o endereço IP ao longo do tempo em que o
dispositivo estiver conectado, de acordo com as necessidades da rede.
Então, como o endereço IP não fica fixo, e pode ficar mudando ao longo do tempo pelo
roteador, nós damos a essa definição de IP o nome de "IP dinâmico".
Então agora você já sabe, quando a opção DHCP está desativada, é você que define
o endereço IP do seu DVR, câmera, ou seja lá qual for o dispositivo, e o endereço IP fica fixo do jeito que você definir.
E quando a opção DHCP está ativada, é o roteador que define automaticamente o endereço IP do dispositivo, e o endereço pode ficar mudando ao longo do tempo, segundo as necessidades da rede.
E como citado antes, cada dispositivo conectado ao roteador precisa ter o seu próprio endereço.
Não pode haver mais de um dispositivo usando o mesmo endereço na rede. Pois comparando com as casas na sua rua, imagina várias casas com o mesmo número? Isso iria dificultar a vida dos entregadores um pouco.
E para evitar que dois ou mais dispositivos conectados ao roteador usem o mesmo endereço, existe uma lista de endereços no roteador onde ficam salvos os endereços de cada dispositivo conectado nele.
E toda vez que você conecta um dispositivo ao seu roteador, seja por wifi ou por cabo, o roteador verifica nessa lista quais endereços estão sendo utilizados. E ele então libera para o dispositivo recém conectado um endereço IP que não está sendo utilizado.
E o dispositivo pode então utilizar a rede para enviar ou receber informações tranquilamente.
Mas, embora os roteadores sejam muito bons para gerenciarem endereços, dependendo dos recursos do roteador e da quantidade de dispositivos conectados, ele pode ter dificuldade para gerenciar os endereços, e pode acabar liberando o mesmo endereço para mais de um dispositivo.
E quando isso acontece, o DVR, câmera, ou qualquer outro dispositivo similar exibe a mensagem "Conflito de IP".
Figura 03 - Mensagem Conflito de IP
Então, agora você sabe: conflito de IP não é um defeito no dispositivo. É um alerta informando para você que o endereço de IP do dispositivo está sendo utilizado por outro dispositivo na rede. O conflito de IP pode acontecer também quando a pessoa define o mesmo endereço de IP para mais de um dispositivo na rede manualmente.
Como Resolver o Conflito de IP?
Quando o conflito de IP é causado pelo roteador, ou seja, o roteador por falha liberou o mesmo endereço para o DVR e para outro dispositivo na rede, basta aguardar e o próprio roteador deve resolver o problema, liberando um endereço único para um dos dispositivos que estiverem utilizando o mesmo endereço.
Mas podem acontecer casos onde o roteador pode ter dificuldade para resolver o problema.
Inclusive, o roteador pode resolver o problema, e ele voltar a acontecer depois com alguma frequência.
Além claro, dos casos onde o conflito de IP é causado por alguém ter definido manualmente o mesmo endereço para dois ou mais dispositivos
na rede.
Nestes casos, você pode resolver o problema alterando o endereço IP do seu DVR ou câmera manualmente.
E como citado antes, basta você desativar a opção DHCP, e editar o endereço IP.
E essa alteração precisa ser feita mudando apenas esse último número do endereço.
No nosso DVR de exemplo, mostrado na figura 01, nós mudaríamos o número 107.
E o interessante aqui é que você defina o último número do endereço IP com um valor alto.
O número mais alto possível nesse tipo de endereço é 254.
Então você pode utilizar 254 mesmo, ou qualquer número abaixo, como 253, 252, 251, e assim por diante, se o 254 não puder ser utilizado por algum motivo.
No nosso DVR de exemplo, nós definiriamos o endereço IP dele assim:
Figura 04- Definindo o Endereço de IP
É interessante que você defina um valor alto assim, pois quanto mais alto for o valor, menos possível é de o roteador liberar o endereço para outro dispositivo na rede.
E inclusive, fazendo isso, você também evita que o roteador libere o endereço de IP para outro dispositivo na rede.
Depois que você definir o endereço de IP, basta salvar a definição, e pronto!
Seu dispositivo estará livre deste problema!
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Obrigado pela leitura, e Deus lhe abençoe!
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