top of page
Eletronsoft

Criando Um Sistema de Gravação em Nuvem Com o NVClient

Atualizado: 11 de dez. de 2023




Neste tutorial nós veremos os passos para criarmos um sistema simples de gravação em nuvem utilizando o programa NVClient, que como muitos sabem, é um programa de acesso às imagens das câmeras compatível com a plataforma A1 utilizada pelos DVRs da Anko do Brasil e de diversas outras marcas.


Para este tutorial, nós vamos utilizar o acesso remoto via P2P do programa para gravarmos as imagens das câmeras remotamente, criando um sistema simples de gravação em nuvem que pode ser muito útil para aqueles que não querem ou não têm condições de pagarem um servidor de gravação em nuvem profissional.

Neste tutorial não vamos mostrar como baixar, instalar, e adicionar o DVR via P2P ao NVClient. Se você ainda não instalou o programa NVClient no seu computador, e não adicionou o seu DVR a ele, veja este tutorial:

Caso queira acessar o manual em Português do programa, para aprender mais sobre ele, basta acessar a versão online:


Bom, depois que você instalar o programa NVClient no seu computador (aconselhamos para a finalidade de gravação em nuvem que seja em um notebook/laptop, como verá no decorrer deste tutorial), e adicionar o DVR via P2P, abra o NVClient.

Vá até a guia Sistemas, e clique no botão Básico (se já não estiver clicado):


Figura 01

Nessa tela, você define as configurações de gravação do programa.

Na área Gravar, são exibidos os discos (HDs) ou repartições de armazenamento que houverem no seu computador. Note que no meu exemplo, existe apenas o disco local "C". Se no seu computador/notebook houverem mais discos, você poderá escolher em qual deles deseja efetuar a gravação.

No meu exemplo, como só tenho o disco "C", deixo ele mesmo selecionado para a gravação. E note que o caminho onde a gravação será feita é X:\NVFile\Real, onde o "X" é o disco selecionado. No meu caso, como está selecionado o disco "C", fica C:\NVFile\Real.

No campo Espaço reservado (simples) você define quanto de espaço será utilizado no disco para a gravação. O padrão é 2.048Mb (em torno de 2Gb).

Você pode aumentar se quiser, pois quanto mais espaço de armazenamento, mais dias você terá gravados. A quantidade de espaço para uma determinada quantidade de dias gravados (exemplo: quero que as imagens das minhas câmeras fiquem gravadas por 30 dias) vai depender da qualidade da sua câmera. Quanto mais qualidade a imagem tiver, mais espaço é consumido para se conseguir a mesma quantidade de dias gravados. Abaixo temos o cálculo simples para você saber qual espaço de armazenamento precisa para gravar as imagens das suas câmeras por um determinado período de tempo:

Consumo em um dia de gravação (em GB) = KB/s ÷8*3600*24h÷1024÷1024

Esse cálculo está disponível no final do manual online em Português do NVClient que pode ser lido aqui. No caso, utilizamos a taxa de bit rate da câmera para sabermos o consumo de um dia dela. A taxa de bitrate pode ser encontrada na tela "Encoder" do seu DVR.

Abaixo temos como exemplo a tela de encoder dos DVRs da Anko do Brasil e de algumas outras marcas:

Figura 02

Como pode ver, no meu DVR de exemplo, a taxa de bit rate da câmera conectada ao canal 1 está em 1755kb/s. E note que temos duas colunas, uma com a taxa de 1755, e outra de 120. Neste caso, a taxa de 1755 é a qualidade melhor da imagem, e a taxa de 120 é a qualidade mais baixa. E como é de se esperar, a qualidade melhor consome mais espaço no HD do que a qualidade menor. Você consegue definir com qual qualidade a imagem será gravada no computador pelo NVClient, como veremos logo mais.

Mas note também que os dois valores (1755 e 120) estão um pouco apagados. E note que logo acima, na opção "Tipo de Bit Rate" está definida a opção "VBR". Neste caso, geralmente temos duas opções a escolher: a "VBR" e a "CBR". Onde a "VBR" (significa Variable Bit Rate, que em tradução livre significa Taxa de Bit Rate Variável), é variável. Ela varia de acordo com a cena filmada pela câmera. Então, quanto mais detalhes a cena tiver, mais cores, maior a taxa será. E quanto menos detalhes a cena tiver, menor será a taxa. Isso é bom, pois ajuda a consumir menos espaço em disco, tanto no DVR, quanto no computador que for fazer a gravação pelo NVClient. O único incoveniente é que por ser variável a taxa de bit rate, não tem como calcular o consumo de forma precisa, pois sempre vai variar. Já a taxa de bit rate do tipo "CBR" (significa Constant Bit Rate, que em tradução livre significa Taxa de Bit Rate Constante) não varia em momento algum. Ela é menos eficiente no consumo, pois independente da cena filmada pela câmera, sempre vai consumir a mesma quantidade de espaço. Mas por outro lado, o cálculo de consumo funciona de forma bastante precisa com ela. Então, você precisa ter isso em mente na hora de fazer o cálculo para saber quanto de espaço de armazenamento precisa disponibilizar no computador para gravar as imagens das suas câmeras pelos dias que precisar. E estando o tipo de bit rate no DVR definido como constante, e fazendo o cálculo, você vai saber quanto de espaço cada uma das suas câmeras consome em 1 dia (se forem câmeras do mesmo modelo, então o consumo será o mesmo para todas). Aí, basta então somar os valores encontrados para cada câmera (ou multiplicar, se forem todas do mesmo modelo), e depois, multiplicar o resultado pela quantidade de dias: Consumo em x dias = consumo das câmeras * a quantidade de dias


Vamos a um exemplo:

Digamos que as suas câmeras tenham uma taxa de 512Kbps, e que você tenha 4 câmeras.

Primeiro você faz o cálculo para saber quanto de espaço cada uma das suas câmeras consome em 1 dia:

Consumo em um dia de gravação (em GB) = 512÷8*3600*24h÷1024÷1024

512÷8*3600*24h÷1024÷1024 = 5.27Gb (podemos arredondar para 5.20Gb)

Então, uma câmera sua gastaria 5.30Gb por dia. Como são 4 câmeras, então temos:

5.30*4 = 21.20Gb

Ou seja, suas 4 câmeras consumiriam 21.20Gb por dia de armazenamento no HD.

Aí digamos que você queira que as imagens das suas 4 câmeras fiquem gravadas por 30 dias no HD. Então temos: 21.20*30 = 636Gb

Então, basicamente você poderia definir o campo Espaço reservado (simples) no seu NVClient como 636Gb. Mas o ideal é que defina com um pouco a mais, se possível, pois esses cálculos não são 100% precisos, então pode ser que no final, o consumo seja um pouco maior ou menor que 636Gb. Neste caso, eu colocaria pelo menos 650Gb para garantir os 30 dias.


O campo Trocar Hora (está traduzido errado), define quantos minutos terá cada arquivo de vídeo gravado. O padrão é 30 minutos. Então, cada canal gravado terá arquivos de 30 minutos. Você pode definir valores maiores se quiser, e assim, você teria menos arquivos (embora tenha arquivos maiores), mas eu aconselho deixar com períodos menores. É que se houver alguma falha no sistema do computador, ou no NVClient enquanto ele estiver gravando um vídeo, pode acontecer de o vídeo ser corrompido. E aí você não poderá assistir ele depois se precisar. Então, quanto menor o tamanho do vídeo gravado, mais rápido o programa "fecha" a gravação. E se acontecer alguma falha qualquer, você terá muito mais chances de o fato que precisa ter sido gravado corretamente.


O campo Armazenamento de gravação define a quantidade de dias que os vídeos ficarão gravados no HD quando estiver gravando de forma contínua (24h sem parar). O padrão é 30. Então você terá 30 dias gravados. Mas lembre-se do que foi dito antes: você precisa definir a quantidade de espaço correta no campo Espaço reservado (simples) para ter 30 dias gravados.


O campo Armazenamento de alarme diário define a quantidade de dias que os vídeos ficarão gravados no HD quando estiver gravando por alarme (como a gravação por detecção de movimento, por exemplo). O padrão é 60. Então você terá 60 dias gravados. Aqui também vale sobre a questão do espaço de armazenamento definido no campo Espaço reservado (simples).


A opção Em disco cheio define o que acontecerá quando o espaço de armazenamento definido em Espaço reservado (simples) for todo utilizado na gravação.

O padrão é "Parar Gravação". Então, quando acabar o espaço livre definido, o NVClient para de gravar. Para um sistema de gravação em nuvem bacana, que vai ficar gravando direto sem parar, o ideal é selecionar a opção "Limpar Primeiro" (também traduzido errado). E neste caso, quando o espaço de armazenamento definido em Espaço reservado (simples) for todo consumido, o NVClient vai apagando as gravações antigas, e gravando novas por cima, da mesma forma que acontece por padrão nos DVRs.


A opção Tipo de Stream de Gravação define a qualidade da imagem que será gravada. A opção "Stream Principal" é a melhor qualidade, e a opção "Sub Stream" é a qualidade mais baixa.

Lembra que vimos na Figura 02 como exemplo a tela "Encoder" de um DVR da Anko? Pois é! Aqui, quando você seleciona a opção "Stream Principal", está selecionando o valor da coluna da esquerda (no exemplo, 1755), e quando seleciona a opção "Sub Stream", está selecionando o valor da coluna da direita (no exemplo, 120).

E aí, o cálculo de consumo visto antes, deverá ser feito sobre o valor escolhido.


Bom, tendo sido definidas essas opções, o próximo passo é definir em quais dias e quais horários o programa irá gravar. Para isso, você deve clicar no botão Gravar:

Figura 03

Nessa tela você consegue definir em quais dias e em quais horários o programa NVClient vai gravar as imagens das suas câmeras. E note que existem 10 programas de gravação que você pode definir para criar períodos diversos de gravação.


No geral, se você quiser que o seu DVR grave todas as câmeras em todos os dias e em todos os horários (24h por dia), é muito simples:


1. Clique na opção "programar1" para utilizar o primeiro programa de gravação. Depois, na lista de dispositivos à esquerda, clique nos sinais de "+" para expandir os canais do DVR, como mostrado na Figura 03, para que você possa marcar as câmeras que deseja gravar (basta clicar na caixa de seleção de cada uma delas);

Figura 04

No exemplo acima eu marquei somente a câmera 1, pois só tenho uma câmera conectada ao meu DVR de exemplo, no canal 1.


2. Em cada um dos dias que quiser gravar (Domingo a Segunda), do lado direito, você deve clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o início da área de seleção de horários, manter o botão pressionado, e arrastar o cursor do mouse para a direita para selecionar todos os horários:

Isso deixará a linha do tempo toda verde, como mostra na animação acima. E o NVClient vai gravar em todos os horários. Se for querer que o programa NVClient grave em apenas alguns horários, basta selecionar somente os horários que desejar (a linha do tempo deve ficar verde nos horários que o NVClient vai gravar). Se precisar desmarcar a linha do tempo, basta efetuar o mesmo procedimento, ou seja, clicar com o botão esquerdo do mouse no início da área de seleção, manter o botão pressionado, e arrastar para a direita.


3. Clique no botão "Modificar" para salvar a definição de gravação. Agora, basta você ir na guia Ao Vivo e abrir a imagem das câmeras que serão gravadas. Fazendo isso, dependendo da definição de gravação que você fez (se foi definido que o NVClient vai gravar a câmera atual no dia e horário atual), o NVClient vai começar a gravar as imagens das câmeras automaticamente. Ele mostra essa mensagem no canto inferior direito da tela de visualização informando que começou a gravar, e informando onde ela está sendo salva (em qual pasta):

Figura 05

E exibe essa pequena câmera filmadora azul no canto superior direito da imagem da câmera:

Figura 06

E para interromper a gravação, basta interromper a exibição da imagem da câmera. Então é exibida essa mensagem informando que a gravação foi interrompida:

Figura 07

Então, basta você colocar suas câmeras para exibir, e o NVClient vai ficar gravando elas no computador. E aí, você pode deixar o computador em outro local gravando as imagens das câmeras remotamente. Se você tiver por exemplo uma loja, pode deixar o computador em casa gravando as imagens das câmeras lá da sua loja. Dessa forma, caso aconteça algo e você perca o DVR e as gravações que tiverem sido feitas nele (um furto, por exemplo), ou por algum problema no HD do DVR, ele não tenha gravado o fato, você terá tudo gravado na sua casa no computador.

E lembra que eu citei o uso de notebook para essa finalidade?

É que o notebook consome bem menos energia elétrica, o que seria uma boa economia no final do mês, tendo em vista que o dispositivo (computador ou notebook) deve ficar ligado enquanto estiver gravando.

Você pode utilizar para isso aquele notebook velho que está parado sem uso.


Bom, e esse tutorial acaba aqui.

Espero que ele tenha sido útil! Qualquer dúvida, basta deixar nos comentários abaixo. E se precisar de ajuda, basta contatar o suporte pelo Whatsapp: (24)98169-0034.

Ou pelo link direto do Whatsapp aqui.


Um grande abraço e Deus lhe abençoe!





83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page