Neste post vamos tentar desfazer um engano cometido por muitas pessoas quando se referem a câmeras de segurança.
Mas antes de mais nada, o que você precisa saber de antemão (se ainda não sabe, claro), é que câmeras digitais são câmeras que fornecem o sinal de vídeo já em formato digital para ser utilizado. E até o momento de escrita desse post, as câmeras que fazem isso são as câmeras de rede, popularmente conhecidas como câmeras IP, tanto as que usam cabo de rede quanto as que são sem fio.
Abaixo temos um exemplo de câmera IP que se conecta à rede por cabo de rede ou via Wifi:
Já as câmeras analógicas são todas as outras, incluindo as câmeras de baixa resolução (como as 960H, por exemplo), e as câmeras de alta definição como as câmeras AHD, XVI, HD-CVI, e HD-TVI, e que utilizam conector BNC para disponibilizar o sinal de vídeo.
Abaixo temos uma câmera assim de exemplo, onde está mostrando o conector BNC, que é por onde sai o sinal de vídeo, e o conector P4, que é por onde a câmera recebe energia de uma fonte de alimentação, que geralmente é de 12 volts:
Identificando Câmeras Analógicas e Câmeras Digitais
Existem modelos de câmeras IP que são bastante característicos, e não dá para confundir com câmeras analógicas. Como o exemplo mostrado abaixo:
Mas alguns outros modelos são mais difíceis de identificar, como este, por exemplo, que é um modelo bullet de plástico da Giga utilizando a mesma carcaça que outras câmeras analógicas:
Mas, como foi mostrado nas imagens anteriores, nas câmeras IP geralmente existe um conector para cabo de rede, e/ou uma antena Wifi para a conexão sem fio.
Abaixo, por exemplo, temos a câmera IP da Giga, agora mostrando o conector de rede dela:
E como esse modelo da Giga é alimentado pelo próprio cabo de rede, via PoE (Power Over Ethernet, ou em tradução livre Alimentação Pela Rede), ela não tem o conector P4 para conectar fonte de alimentação.
Câmeras Antigas São Analógicas, Câmeras Atuais São Digitais
Se você lida com câmeras de segurança, talvez já tenha ouvido alguém dizer (ou quem sabe você mesmo(a) já tenha dito isso) que as câmeras atuais são digitais, e que as câmeras antigas são analógicas.
Em nosso meio, quando estamos prestando algum atendimento, muitas vezes ouvimos algo como "o meu DVR só aceita câmeras analógicas, não aceita câmeras HD" fazendo referência a câmeras de baixa resolução e de alta resolução, quando a pessoa na verdade estava querendo dizer "o meu DVR só aceita câmeras de baixa resolução, não aceita câmeras de alta resolução".
E isso acontece porque muitas pessoas realmente acham que analógico é sinônimo de ultrapassado.
Nós vimos, por exemplo, o sistema de TV aberta evoluir do analógico para o digital, o que melhorou em muito a qualidade do sistema, pois alguns problemas que nós tínhamos na época da TV analógica, como ruídos, chuviscos, fantasmas, agora não existem mais.
Abaixo, por exemplo, temos uma imagem mostrando uma TV analógica com sinal fraco:
Isso era bastante comum em locais onde o sinal de TV transmitido pela torre não chegava com tanta "força", ou a antena parabólica não estava devidamente direcionada para o satélite. E é algo que você nunca verá acontecer com a TV digital, ou seja, mesmo que o sinal de TV sofra alguma atenuação, a imagem não será exibida com chuviscos, chiados, fantasmas, e coisas do tipo.
O que pode acontecer é o vídeo chegar corrompido à TV e ser exibido com deformações:
Uma coisa que era boa na TV analógica é que mesmo quando o sinal estava muito fraco, ainda assim era possível assistir TV, claro que com uma imagem que tinha mais chuvisco do que outra coisa, mas era possível assistir.
Na TV digital isso não é possível. Se o sinal ficar fraco o bastante, a TV não consegue receber os dados do vídeo, então não exibe nada.
E da mesma forma que aconteceu com a TV aberta, muitos outros sistemas evoluíram também do analógico para o digital.
Então, na mente de muitas pessoas existe essa máxima de que analógico está por fora, e o digital é o que há de melhor, de mais avançado.
E realmente, em se tratando de câmeras de segurança, as câmeras IP (lembre-se que câmeras IP são câmeras digitais) têm sim características que as tornam melhores do que as câmeras analógicas, principalmente no que diz respeito à imagem final obtida de ambas.
E isso não acontece porque as câmeras IP têm imagens mais bonitas do que as câmeras analógicas, até porque, muitas câmeras IP usam os mesmos sensores de imagem que as câmeras analógicas, onde a única coisa que muda é que a câmera analógica disponibiliza um sinal de vídeo analógico, enquanto a câmera IP converte esse sinal de vídeo em digital antes de disponibilizar ele.
Abaixo, apenas como título de exemplo, temos uma placa de câmera onde é utilizado um sensor de imagem que é utilizado em câmeras analógicas e digitais:
Mas no final, embora a qualidade da imagem gerada pelas câmeras analógicas e digitais seja similar, como a câmera IP transmite o sinal de vídeo no formato digital, o vídeo não sofre qualquer distorção. Diferente das câmeras analógicas que infelizmente são suscetíveis a distorções.
Se você trabalha com câmeras de segurança, alguma vez você já deve ter visto isso acontecer, quando a imagem da câmera fica distorcida, com chiado, fantasmas, retraços verticais ou horizontais, e coisas do tipo.
Na imagem abaixo, temos um exemplo de distorção na câmera da esquerda:
E nessa outra imagem, temos outro tipo de distorção que geralmente é causado por perda de amplitude no sinal de vídeo até chegar ao DVR, ou por perda de força na alimentação da câmera:
E no final, a relação que existe entre câmeras analógicas e câmeras digitais é exatamente a mesma que há entre TV analógica e TV digital. Por isso, a câmera IP quando é levada em consideração a transmissão do vídeo, é melhor que a câmera analógica.
Então, só para resumir esse ponto do post, câmeras digitais são apenas as câmeras IP (pelo menos até o momento de escrita deste post), e câmeras analógicas são todas as outras câmeras, e não apenas as câmeras antigas.
Mas e as Câmeras AHD, XVI, HD-TVI, e HD-CVI?
Bom, embora muitas empresas (inclusive a Intelbras, por exemplo) costumam passar a ideia de que essas câmeras (HD-CVI, no caso da Intelbras) sejam digitais, elas não são.
A intelbras, por exemplo, que eu estou citando por ser uma empresa muito conhecida pelos ótimos produtos que possui, tem como parceira a Dahua, que é quem fabrica as câmeras e demais produtos de CFTV que eles comercializam aqui no Brasil. E se você entrar em contato com a Dahua pedindo que eles informem quais modelos de câmeras digitais eles possuem, eles lhe enviarão uma lista de modelos de câmeras IP.
Isso acontece justamente pelo que informamos anteriormente, que atualmente apenas câmeras IP são digitais.
Quanto às siglas AHD, XVI, HD-CVI, e HD-TVI, são apenas para nomear as tecnologias utilizadas pelas câmeras para gerar o sinal de vídeo, onde temos:
AHD: significa "Analog High Definition", que em tradução livre quer dizer "Vídeo Analógico de Alta Definição". É uma tecnologia que foi desenvolvida pela empresa sul-coreana Nextchip para permitir a geração de sinais de vídeo de alta definição que pudessem ser transmitidos pelos mesmos cabos que já eram utilizados pelas câmeras de baixa resolução.
XVI: significa "XM Video Interface", que em tradução livre quer dizer "Interface se Vídeo XM". É uma tecnologia desenvolvida pela Xiongmaitech, a fabricante de produtos que usam o aplicativo Xmeye, como uma melhoria à tecnologia AHD;
HD-CVI: significa "High Definition Composite Video Interface", que quer dizer "Interface de Vídeo Composto de Alta Definição". É uma interface de vídeo desenvolvida pela Dahua, que por isso é adotada pela Intelbras. Essa tecnologia também foi desenvolvida como uma melhoria à tecnologia AHD;
HD-TVI: significa "High Definition Transport Video Interface", que quer dizer "Interface de Transporte de Vídeo em Alta Definição". Essa tecnologia foi desenvolvida pela Techpoint, e adotada pela Hikvision, também como uma melhoria à tecnologia AHD.
Cada uma dessas tecnologias gera sinais de vídeo com características específicas.
É por isso que a imagem das câmeras são um pouco diferentes, principalmente em relação às cores, e algumas conseguem transmitir o sinal de vídeo a distâncias maiores utilizando o mesmo tipo de cabo.
Mas no final, o sinal de vídeo disponibilizado por elas continua sendo um sinal analógico.
Se você já estudou sobre os padrões de vídeo NTSC, PAL-M, PAL-M, e SECAM, em linhas gerais a diferença é mais ou menos assim. A natureza do sinal em si é a mesma, mudando apenas algumas características.
Mas e as Câmeras Que Possuem Menu OSD?
Algumas câmeras analógicas possuem um menu que é exibido na tela para a alteração de algumas de suas características:
Esse menu pode ser acessado tanto pelo DVR (clicando em um botão na interface do DVR). E abaixo temos como exemplo um DVR da Intelbras:
Ou por um botão existente no cabo da câmera:
Quando a câmera utiliza um botão para acessar o menu, são fios que ligam o botão à placa, como se o botão estivesse na placa da câmera.
Mas quando a câmera permite acesso ao menu através de um DVR, os comandos seguem do DVR para a câmera de forma digital pelo próprio cabo de vídeo.
Mas o fato de a câmera ter suporte a isso, não define ela como uma câmera digital, embora algumas pessoas pensem que sim.
O que define uma câmera como sendo digital, é a possibilidade de disponibilizar o sinal de vídeo em um formato digital.
Então, em resumo, câmeras digitais são apenas as câmeras IP, e câmeras antigas não são as únicas que são analógicas.
Quando você precisar se referirem a câmeras antigas, melhor falar "câmeras de baixa resolução".
Comentários